Para entrar no aplicativo, interessados terão que assinar um documento dizendo que estão prontos para se casar.
Preocupada com as baixíssimas taxas de natalidade, a prefeitura de Tóquio tomou uma iniciativa pouco tradicional: ela está desenvolvendo um aplicativo de paquera para que casais possam se formar na cidade.
Mas não pense que vai ser bagunça. Para entrar no app, será preciso assinar um documento no qual o usuário afirma que está pronto para se casar.
Além disso, o app terá informações checadas, como salário, que precisa ser condizente com os dados da declaração de Imposto de Renda e a identidade, averiguada com documentos como carteira de motorista.
Segundo a agência de notícias Associated Press, a prefeitura afirmou que está desenvolvendo um aplicativo que vai se chamar “História de Casal em Tóquio”, mas não confirmou que fará checagem de informações dos usuários.
A AP afirma que as reportagens publicadas na mídia japonesa também afirmam que o aplicativo vai requerer dados de altura, emprego e grau de educação, mas uma autoridade da prefeitura negou que já haja decisão a respeito desses temas.
O plano é lançar o aplicativo ainda neste ano. A Prefeitura de Tóquio também patrocina eventos para que solteiros possam se encontrar, além de sessões de conselho para casais.
Amor no Japão
O Japão tem um problema com a baixa taxa de natalidade, que está sem seu nível mais baixo de todos os tempos, segundo dados do Ministério de Saúde:
Em 2023: 474 mil casamentos e 727,3 mil nascimentos.
Em 2022: 505 mil casamentos e 770,8 mil nascimentos.
Como comparação, nos anos 1970, nasciam mais de 2 milhões de pessoas por ano no Japão.
Uma parte dos japoneses considera que as jornadas de trabalho no país são muito longas e que isso dificulta a paquera fora do trabalho.
A imigração foi facilitada para que trabalhadores estrangeiros possam ir para o Japão.
Veja abaixo uma reportagem de 2021 do Fantástico sobre uma vítima de um golpe em aplicativo de paquera.