Artefato, de companhia chinesa, entregou cilindros de oxigênio a alpinistas que estavam a mais de 6.000 metros de altura. Drone, que conseguiu vencer vento e altitude, trouxe de volta lixo produzido no alto do monte.
O Monte Everest, o mais alto do mundo, costuma ser palco de vários recordes. Nesta semana, bateu mais um: a primeira entrega feita por drone na montanha.
Uma fabricante de drones da China conseguiu fazer nesta semana o primeiro “delivery” a alpinistas que estavam no alto do monte. Na quarta-feira (5), engenheiros da empresa disseram que conseguiram levar seis cilindros de oxigênio aos escaladores, além de 1,5 kg de suprimentos.
O drone da companhia que transportou o carregamento saiu do acampamento base do Everest a outro acampamento superior, a mais de 6.000 metros de altura — no total, o monte asiático está a 8.849 metros do nível do mar.
O mesmo drone, ainda de acordo com a companhia, também foi usado para transportar lixo do acampamento onde estavam os alpinistas de volta ao acampamento base — o acúmulo de lixo tem sido um problema no Everest.
A empresa, DJI, disse ainda que conduziu testes rigorosos para garantir que o drone utilizado pudesse lidar com os desafios ambientais extremos da tarefa, incluindo testes de resistência ao vento, baixa temperatura e capacidade de peso.
Com o sucesso do “delivery”, afirmou a DJI, os drones podem aliviar trabalhadores que repetidamente arriscam suas vidas navegando pela cascata de gelo Khumbu, no Everest, para entregar suprimentos.
“A capacidade de transportar com segurança equipamentos, suprimentos e resíduos por drone tem o potencial de revolucionar a logística do montanhismo no Everest, facilitar os esforços de limpeza de lixo e melhorar a segurança para todos os envolvidos”, disse Christina Zhang, diretora da DJI.