Pesquisa Flash da CNN aponta cenário consolidado na corrida pela presidência dos EUA
Cerca de 8 em cada 10 eleitores registados que assistiram ao debate (81%) dizem que o confronto não teve qualquer efeito na sua escolha para presidente, de acordo com uma sondagem da CNN com observadores do debate conduzida pelo SSRS. Outros 14% disseram que isso os fez reconsiderar, mas não mudaram de ideia, enquanto 5% disseram que mudou de ideia sobre em quem votar.
Parcelas aproximadamente iguais de apoiadores de Joe Biden e Donald Trump disseram que o debate mudou de ideia.
As opiniões dos observadores do debate sobre Biden diminuíram ligeiramente após o debate: apenas 31% o viram de forma favorável, em comparação com 37% numa pesquisa com os mesmos eleitores realizada antes do debate. Em contraste, 43% dos observadores do debate viram Trump de forma favorável, semelhante aos 40% que tinham opiniões positivas sobre ele antes do evento de quinta-feira (27).
E 48% dos observadores do debate dizem que Trump abordou melhor as preocupações sobre a sua capacidade de gerir a presidência, com 23% a dizer que Biden fez um trabalho melhor e 22% que nenhum dos candidatos o fez. Outros 7% consideraram que ambos os candidatos fizeram um trabalho igualmente bom, dissipando as preocupações.
Os resultados da sondagem refletem opiniões sobre o debate apenas entre os eleitores que sintonizaram e não são representativos das opiniões de todo o público votante – na sua demografia, nas suas preferências políticas ou no nível de atenção que prestam à política. Os observadores do debate na pesquisa tinham cinco pontos percentuais a mais de probabilidade de serem alinhados aos republicanos do que aos democratas, criando um público que era um pouco mais inclinado ao Partido Republicano do que todos os eleitores registrados nacionalmente.
Entre os observadores do debate, 48% dizem que considerariam apenas votar em Trump, 40% que considerariam votar apenas em Biden, 2% que estão considerando ambos os candidatos e 11% que não estão considerando votar em qualquer.
Metodologia: A sondagem da CNN foi conduzida por mensagem de texto com 565 eleitores registados nos EUA que afirmaram ter assistido ao debate de quinta-feira, e os resultados da sondagem são representativos apenas das opiniões dos observadores do debate. Os entrevistados foram recrutados para participar antes do debate e foram selecionados através de um inquérito aos membros do Painel de Opinião do SSRS, um painel representativo a nível nacional recrutado através de técnicas de amostragem baseadas em probabilidade. Os resultados da amostra completa de observadores do debate têm uma margem de erro amostral de 5,5 pontos percentuais para mais ou para menos.